Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo

Corsan - Redução de valores por consumo excessivo

Companhia Riograndense de Saneamento

Descrição

Solicitar concessão de redução de valores, provenientes de vazamentos, desde que comprovadamente consertados, e/ou consumos provenientes de situações excepcionais.

Pré-Requisitos

- Cadastro atualizado;

- Contrato de adesão aos serviços de água e/ou esgoto;

- Formulário específico preenchido;

- Os clientes das categorias residencial, comercial e residencial social terão direito a 80% de desconto sobre o valor excedente a média do consumo nos últimos 6 meses, no caso de vazamentos não aparentes, ou 50% de desconto no caso de vazamentos aparente, que acarretem consumo superior a 100% da média desse período, limitado a duas faturas após o pedido;

 - Ser o cliente do imóvel ou apresentar procuração;

- O vazamento interno deve ter sido involuntário e o consumo excessivo deve ter ultrapassado no mínimo 2 vezes a média dos seis meses anteriores, e para imóveis sazonais a média dos meses de dezembro a março anteriores ao vazamento;

- O cliente precisa assumir o compromisso de reparar o vazamento em no máximo 30 dias;

- Para os imóveis categorias PUB ou IND, a redução não é concedida. Situações excepcionais serão analisadas pela área competente.


Etapas para realização do serviço

O cliente deve preencher formulário específico, antes do vencimento da fatura, ou, excepcionalmente, no máximo 30 dias após o vencimento da fatura. No formulário, serão solicitadas informações sobre:

- Datas e locais onde ocorreram o vazamento, tipos de tubulação, cópia das notas fiscais do material;

- A fatura e a competência a qual se refere a solicitação de redução e os documentos pessoais;

- A leitura atual do hidrômetro;

- Outras informações que o cliente julgar relevantes.

Após a entrega do requerimento, será aberto um processo, e a unidade local da Corsan irá marcar uma primeira vistoria no imóvel que pode ocorrer em até 10 dias. Caso o vazamento ainda não tenha sido consertado, haverá uma segunda vistoria no prazo de 30 dias para confirmar o conserto do vazamento. Se nesta segunda vistoria o vazamento ainda não estiver consertado, os eventuais descontos concedidos serão novamente debitados do cliente nas próximas duas faturas, sendo que este não fará jus a novo desconto em razão do mesmo vazamento. Após o conserto (que deverá ser executado pelo cliente do imóvel) o cliente deverá agendar a segunda vistoria (até 10 dias) com a Corsan.

Documentos Necessários

- Documento de identificação (RG/CPF/CNPJ);

- Requerimento do cliente;

- Fatura contestada;

- Autorização de serviço de vistoria.

Onde Fazer?

Loja, Videochamada e Tudo Fácil.

RS.GOV.BR - Portal de Serviços Digitais