Solicitar a 2ª via da Carteira de Habilitação
Departamento Estadual de Trânsito
Descrição
Este serviço permite solicitar uma segunda via de sua carteira nacional de habilitação (CNH). Emita um novo documento caso tenha perdido, extraviado, ou se o anterior foi furtado/roubado. Solicite pela internet ou presencialmente.
Em caso de solicitação de 2ª via devido a roubo, você pode pedir isenção de taxa. Para isso, vá até um Centro de Formação de Condutores (CFC). Basta apresentar o Boletim de Ocorrência, registrado em órgão policial. Na descrição do ocorrido, precisa constar a relação de documentos roubados, dentre os quais, obrigatoriamente, a CNH.
Público
Condutores com Carteira Nacional de Habilitação dentro do prazo de validade.
Pré-Requisitos
Para fazer o pedido pela internet, é necessário cadastro no gov.br.
Para solicitar isenção da taxa por roubo, vá a um Centro de Formação de Condutores. Não há isenção de taxa para requerimentos cadastrados via Central de Serviços do DetranRS.
Etapas para realização do serviço
PELA INTERNET
- Acesse a Central de Serviços do DetranRS neste link.
- Faça o cadastro ou login pelo gov.br;
- Confira seus dados e escolha o CFC onde quer receber a segunda via da habilitação impressa;
- Informe o motivo da solicitação. Em caso de furto, roubo ou perda, é necessário enviar pela internet a cópia do Boletim de Ocorrência;
- Marque a declaração de estar ciente
- Clique em Requerer Segunda Via da CNH;
- Emita a guia de pagamento;
- Efetue a quitação da taxa de emissão do documento em qualquer dos bancos conveniados;
- Aguarde a chegada do novo documento (você pode ligar para o seu CFC e consultar se já foi entregue).
- Vá até o CFC e apresente seu documento de identificação para retirada da CNH.
PRESENCIAL, no Centro de Formação de Condutores:
- Compareça a um Centro de Formação de Condutores (CFC);
- Apresente a documentação necessária;
- Obtenha a guia de arrecadação (GAD-E) para pagamento da expedição do documento de habilitação. A guia também pode ser emitida antecipadamente pelo site do DetranRS);
- Efetue o pagamento da taxa de emissão do
documento em qualquer dos bancos conveniados. Nos casos de isenção da taxa por roubo, as etapas 3 e 4 não são necessárias;
- Aguarde a chegada do novo documento para
retirada no CFC.
Documentos Necessários
- Boletim de Ocorrência informando roubo, perda ou extravio da habilitação;
- Documento de identificação do condutor e cópia;
- Cópia do CPF ou comprovante de inscrição no CPF, emitido através do site da Receita Federal (caso não conste no documento de identificação apresentado);
- Comprovante de residência (conta de água, luz, gás, telefone, rede de internet, TV por assinatura, condomínio, referente ao último mês ou contrato de locação) e cópia ou declaração de residência assinada no CFC.
Prazo
O documento de habilitação leva cerca de cinco
dias úteis para ficar disponível para retirada no CFC (Centro de Formação de
Condutores).
Quanto custa?
Taxa de expedição de 2ª via do documento de habilitação: R$ 70,20.
Onde pagar?
A GAD-E é paga através dos bancos conveniados:
- Banco do Brasil (só para clientes BB)
- Banrisul (incluindo correspondentes bancários)
- Bradesco
- Santander
- Sicredi
- Sicoob
- Lotéricas da Caixa
Clientes desses bancos podem utilizar os seguintes canais de atendimento:
- aplicativos
- banco digital
- caixas eletrônicos
- WhatsApp, etc
Mecanismos de Comunicação
Entre em contato com o DetranRS por meio dos canais oficiais de atendimento:
- WhatsApp 8009055555 - para esclarecer dúvidas gerais.
Segunda a Sexta, das 08h às 20h
- Disque-Detran 0800-905-5555 - para esclarecer dúvidas gerais.
Segunda a Sexta, das 08h às 20h.
- Chat online no site www.detran.rs.gov.br - também esclarece dúvidas. Basta clicar no botão laranja no canto superior direito da página inicial e iniciar o bate-papo.
Segunda a sexta, das 08h às 18h.
- Fale Conosco - para solicitações de análises de casos específicos ou consultas a protocolos em curso é necessário abrir um chamado em www.detran.rs.gov.br/menu-fale-conosco.
- Ouvidoria - para encaminhar denúncias e recursos de demandas não resolvidas em outro canal, o atendimento é em www.detran.rs.gov.br/ouvidoria.